September 16, 2010

SOBREO CASAMENTO GAY EM ANGOLA - Artigo publicado no Novo Jornal de Adebayo Vunge

Casamentos
homossexuais na lei?
Adebayo Vunge  

É um lugar comum dizer-se que a família é o núcleo básico de toda a sociedade. Se isso é consabido, não é verdade entretanto que todos tenhamos noção do seu alcance social e até político. As relações interfamiliares estão regulamentadas
quer seja por leis, aprovadas e difundidas pelos organismos do Estado, quer seja por via dos costumes.
No nosso caso, um dos grandes instrumentos que conforma o quadro das famílias, no sentido da sua protecção, particularmente das crianças e mulheres é o Código de Família, lei aprovada há cerca de vinte anos, mas que agora carece de actualização. E, pelo que parece, esta actualização não tem nada a ver com o tempo até porque 20 anos para um documento desta natureza não é nada… principalmente se olharmos outros códigos do nosso ordenamento jurídico. Mas a sua actualização se impõe por questões económicas, fenómenos conjunturais e práticas sociais.
Há algumas destas práticas,de certa forma costumeiras, mas sobre as quais devemos ter coragem em as analisar com objectividade: a primeira delas prende-se com a união de facto.
Há dois tipos de união de facto.
As primeiras no quadro de relações monogâmicas normais e as segundas dentro de relacionamentos poligâmicos ou em que
uma das partes falha no dever de singularidade impostos quer no instituto do casamento quer na união de facto. Por isso o assunto se torna melindroso, embora o argumento que se invoca – nomeadamente das questões patrimoniais seja relevante e pertinente. Veremos então que solução há de ser encontrada, sem que esta ponha em causa o requisito da singularidade ou noutros termos, monogamia e, de modo algum legitime a poligamia.
Outro aspecto que tem suscitado igualmente constrangimentos é a questão do divórcio – havendo mesmo quem questione a oportunidade de casamento tendo em vista a morosidade dos processos e toda a burocracia
envolvida num divórcio, para lá do desgaste emocional que os casos de divórcio geralmente criam sobre os (ex) conjuges
e seus familiares directos, tendo em conta a resistência comum de uma das partes que obriga a um divórcio litigioso há claramente que rever os períodos de tramitação processual, sobretudo numa época e que a simplificação de processos em nome da celeridade está na moda. E este não é um modismo injustificável e ilegítimo!
Entretanto, o ponto bicudo desta revisão ou actualização do Código de Família, a meu ver, não está nestes pontos.
O busílis está na adopção de mecanismos legais que levam o atendimento, sobretudo por razões patrimoniais, das uniões
de facto entre pessoas do mesmo sexo. Ou seja, que estatuto dar a essas situações concrectas?
O princípio da lei actual é claro o casamento é entre um homem e uma mulher e a união de facto engloba os mesmos pressupostos. Está aqui um assunto tabu, mas que pela primeira vez o legislador terá de encarar com seriedade e frontalidade. Há e haverá sempre, cultural, religiosa e naturalmente, alguns contra, mas concordo que se calhar chegou a hora de olhar a essa questão com uma visão mais progressista e admitir que já quase nenhuma sociedade consegue simplesmente ignorar certos fenómenos sociais e comportamentos humanos que se impõem por si próprios!
Vamos nós também precisar de agir com racionalidade.
Em alguns países o fenómeno “casamento gay” ou reconhecimento de uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo
foi assumido frontalmente, e, mesmo em África, como é na África do Sul, já para não citar os países europeus, muitos de matriz católica e conhecidos conservadores (como Portugal e Espanha p.e). Fica sem dúvida a questão: Entre nós, como
será? Que tratamento, que instituto legal será adoptado pelo legislador para conferir legitimidade
aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo?
É claro que o legislador deverá ser progressista e futurista que as condutas sociais e pode
sê-lo – é seu papel! Temos, entretanto, que admitir que, sem necessáriamente haver o grau de perseguição semelhante a outros países (africanos), há ainda muita rejeição aos “gays” e lésbicas em Angola. Não se
verifica sequer aquela posição clara em que os “gays” adoptam uma identidade, impõem a aceitação social e assumem uma posição de reivendicação de uma política de inclusão e respeito. Parece que, silenciosamente é um debate que existe e vamos ver se nesta semana ele vai ter lugar ou alguma evolução.
Será uma forma de ver se existe algum “lobby gay” e se vai ganhar espaço num momento relevante.

September 07, 2010

Minha Sorte Gasta Numa Lata de Coca-Cola


A pouco tempo li um artigo na revista Tabu do Jornal O Sol (11/06/10) uma entrevista a André Jordan um Homem com um percurso de vida invejável, criador entre outras do conceito de Turismo da Quinta do Lago, Vilamoura e Belas Clube de Campo.

Viajado, esteta apaixonado pela cultura, nasceu na Polónia e viajou o Mundo depois de os Pais terem de abandonar a Polónia perseguidos pelos Nazis.
Bem, mas não é sobre a vida deste Homem que quero falar.
A determinada altura da entrevista afirma que " os Portugueses não gostam de vender, são orgulhosos e não gostam de ouvir NÃO". Nada mais verdade se pensarmos que em determinados aspectos os Angolanos são mesmo uma versão Tuga nos Trópicos.
Isto a propósito de um episodio por que passei hoje, mais na enorme saga que são os "TROCOS" nos vários supermercados e lojas do Pais onde sem mais nem porque nos oferecem rebuçados, samba-apitos, chuinga em troca de trocos. Não se doa sequer ao trabalho de perguntar ou de sugerir que sejamos nós a sugerir o que levar no valor do troco. Não! Eles determinam a moeda de troca!

Mas caricato foi o episódio de hoje:

Pois bem, estava eu em Benguela a caminho do Museu de Arqueologia para me juntar ao restante do Grupo de Teatro, em mais um dia de Ensaio, quando pelo caminho me apeteceu uma Coca-Cola. Entrei na primeira loja (boteco) que encontrei e vai de encontrar um balconista que por detrás do seu balcão, esticava as pernas da sua preguiça, fixo num programa qualquer de TV e que pouca importância deu a "mais" um cliente.
Acham sempre que eles não têm a obrigação! Dirigi me a geleira da Coca-Cola retirei uma e estendi ao balconista uma nota de 100 KZ, sendo recebida com um prolongado

Hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!! (presumi logo)

Seguido de um ameaçador mas feliz

" Tas cum sorte"!

Pois bem, toda a sorte que me tinha sido dada para o dia, foi gasta numa simples transacção de compra e venda de uma Coca-Cola, uma vez que estava no sitio certo no momento exacto para poder "COMPRAR" uma Coca-Cola e levar o troco que segundo parece por cá, não é um dever do lojista providenciar mas uma questão de sorte.

"Oh então eu que estou com sorte" disse eu

Sim por que ce não tinhas de ir noutro lócal!!!
Ou senão deitava me um olhar fulminante ao estender da nota de 100 e punha me imediatamente fora da loja com um azedo "Não temos troco".
É. Não há aqui uma certa semelhança ao merceeiro mal disposto que insiste em não vender numa esquina Tuga?

August 26, 2010

COMO UM RAIO DE SOL

O Colectivo de Artes Ombaka apresenta, numa co-produçao Cena Benguela a peça de Teatro “Como um Raio de Sol” inspirada em textos da obra Toros Horizontes, drama que retrata um amor que se plantou por eventuais encontros e olhares frequentes entre um Professor de Matemática ema Jovem Cega que vivia com o Pai.
A peça representou Benguela no 5º festival do Kazenga – Luanda onde se colocou entre as três peças revelação do festival tendo o Actor Esteves Quina sido considerado um dos Melhores Actores.
Sábado 28 de Agostos e Domingo 29 de Agosto no Museu Nacional de Arqueologia em Benguela às 20.30h

August 16, 2010

A PROPOSITO DO CANTO ESQUECIDO DA MINHA SALA

Nao suporto a ideai de comprar uma obra de arte so porque fica bem ou nao na naquele canto esquecido da sala. E todos nós temos (ah e se temos!!!!)  aquela amiga chata, que no momento mais despropositado de uma vernisage proclama em voz alta
" nao sei... no canto vazio da parede da minha sala  opulenta e se combina bem com a cor nova dos sofas antigos!!!

Todos nós temos uma amiga assim! EU tenho e quantas!!!!!

"Eu ate gosto daque ali (obras de arte tem nome sweet!) mas nao sei se vai bem com a cor da sala" Santa Ignorancia.

Quando olho ao meu redor vejo no chao do meu corredor molduras de fotos, pinturas e desenhos . No canto do meu quarto uma mesa velha de tanto acompanhar a família suporta a minha colecçao de objectos de arte estrategicamente atiradas sobre a ela e é precisamente no canto esquecido e vazio da casa de banho onde em vasos de vidro vejo todos os dias os que me sao mais preciosos!
É que as vezes parece que a decisoa de compra de uma obra depende do quanto queremos agradar ao criador da obra! Ou Nao!!
O BELO NAO DEVERIA ESTAR SOMENTE NAQUELE CANTO DA SALA.  O BELO ESTA. SÓ ESTA!!

July 28, 2010

TEATRO INFANTIL NO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA

"Corre que o Chinelo vem ai" é uma comédia Infantil que tratar sobretudo da Higiene pessoal, recorrendo a personagens como a Dona Unha, o Sr Dente, e a Coração, para passarem a mensagem de tornarem o Bileco num menino melhor e mais asseado! Uma boa oportunidade para entreter a criançada, educando.os!!! Contamos com todos!!

A peça estará em cartaz todos os Sábados e Domingos durante o mês de Agosto a partir das 16 horas, na Arena do Museu Nacional de Arqueologia em Benguela ao preço de 1.000.00 KZ. Preços especiais para Grupos, Lares, Abrigos e Escolas Publicas!
OFEREÇA ARTE AO SEU FILHO! ELE AGRADECE!


July 12, 2010

EXPOSIÇÃO "TONS E PINCELADAS DE UNIÃO"



Um grupo de Jovens Artistas Plásticos (Ducho, Jairo, Abias e Isidro), junta.se todos os dias junto a Praia Morena e entre TONS e PINCELADAS vão fazendo a União entre os que de uma forma ou de outra passam para tela o que a mente não esconde e a mão traça.
E entre conversas por outros andares, nesse velho “Sapalalo” descobrimos as aguarelas do Ziza um autodidacta, a banda desenhada da Débora Fonseca e os primeiros traços de uma Jovem de 11 anos que se chama Edgia. Convidamos-los para a conversa. Eles aceitaram.
No final da tarde tínhamos um grupo de gente a querer partilhar vontades.
“Tons e Pinceladas de União” de 16 à 25 de Julho. Ala Sul do Museu Nacional de Arqueologia em Benguela. 

May 15, 2010

"Eis que te dou os meus Olhos"

Uma comédia inteligente que fala de temas comuns e preocupantes entre homens e mulheres e traz profundas reflexões sobre as combinações que a sociedade impõe. O espectáculo é composto pelas fases de vida da personagem Salete Siqueira Goulart, a qual empresta seus olhos para o público para que ele possa ver, através da personagem, a dor, a alegria, a tristeza e todas as outras combinações e descombinações próprias à vida. Em acções que combinam e acções que não combinam, Salete conduz o olhar para sua vida em um monólogo que combina com a sociedade; sociedade esta que muitas vezes não combina connosco.

MUSEU DE ARQUEOLOGIA 20, 21 E 22 DE MAIO 2010 21H INGRESSOS 2 MIL KZ

Ainda em Maio, é inaugurada à 28 a Exposiçao dos Artistas plasticos Euridice da C. Neto e Ricardo Angelo.
INFOLINE +244 926270799

CENA BENGUELA apresenta TEATRO BRASILEIRO

CENA BENGUELA é um Projecto de promoção de arte e cultura na Província de Benguela, de incentivo a produção de Arte por Artistas locais e de lançamento de Benguela no circuito de Intercâmbio Internacional de Arte e Cultura tal como acontece com Luanda há já bastante tempo. Assim sendo, estreia já dia 20 de Maio de 2010 as 21h noa Ala Sul do Museu de Arqueologia de Benguela (a Praia Morena) a Peça de Teatro Brasileiro "Eis que te dou os meus Olhos" de Yaru Candido e Direcçao de Marcus Jabur, o primeiro de varios espectaculos de Teatro, Dança, Musica e de exposiçoes das varias disciplinas de Arte numa iniciativa do Cena Benguela e contamos com ao Apoio de todos.

April 29, 2010

BENGUELA COMPLETA 393 ANOS ....

Velha mas não respeitosa idade! A conversa torna-se séria aos 400, dez vezes mais que a idade séria do ser humano que agora se divide em HOMEM e GENERO! Evolução da Língua ou simples pleonasmos...........



O ARTELOUNGE junta-se a festa com a Noite da Mascarilha no Lobby do Hotel Praia Morena já dia 1 de Maio
20, 21 22 de Maio "Eis que te dou os meus olhos" teatro Brasileiro e fecha o Mes com a Exposição de Euridice C. Neto e Ricardo Ângelo. Pelo meio algumas surpresas!

Luís Figo e Amigos VAO CA ESTAR...........

April 15, 2010

Benguela situa-se no litoral-centro de Angola. Famosa pelas suas praias, "mulatas", agradaveis temperaturas, é ja tido "pretenciosamente por enquanto" como o "ALLGARVE" de Angola, pelo circuito nocturno de Festas (principalmente) a que ja nos habituamos.
Pretenciosamente, pois muito ainda falta para podermos ter uma Benguela com uma movida cultural e notivaga para a colocarmos ao lado de cidades como as do Algarve ou Bahia, outra cidade gemea.
A nossa contribuiçao é dada agora com o iniçio do calendario de actividades culturais programado ate Dezembro de 2010 e que agora tem inicio com a Mostra do ModaLuanda dia 17 no Hotel Praia Morena.
NATUREZA

Chimalavera: Com uma superfície de 150 km2, o Parque Regional da Chimalavera é a principal reserva natural da província de Baenguela. Com uma fauna variada, tem cabra de leque a sua principal atracção.

Búfalo: A Reserva parcial do Búfalo com 400km2 de superfície, possui uma fauna muito variada e deve o seu nome ao búfalo preto

Outros: Morro do Capelongo, Plananlto Grande, Morro da Cimalavera, Maitse, Binga, Catengue, Coporolo e Coalongo. Nestas zonas podem encontrar-se desde antílopes de pequeno porte a leões e elefantes, para além de zebras, búfalos, ongires e palancas.

PRAIAS

Praia da Caota: Situada a 10 km do centro da cidade, estende-se por 400m. As suas águas são límpidas e bastante calmas. A Caota combina areia e terreno pedregoso, local ideal para a pesca submarina.

Praia da Caotinha: Situada a 26 km do contro da cidade, deve o seu nome à sua pequena extensão de apenas 150m. Chega-se à praia contornando o morro da Caota.

Praia da Baía Azul: É uma esplêndida baía que se forma a Sul de Benguela com uma praia de 3km de extensão.

Outras tao belas como as anteriores estenden-se para sul, pelo municipio da Baia Farta

COMO CHEGAR

Via aérea

O aeroporto da Catumbela a cerca de 15 km da sede dfa Provincia, é servido por tres das principais companhias aeras de voos domesticos, a Sonair, a Air26 e a TAAG, diariamente.
A nossa preferencia vai para a Sonair, pelo serviço, pela pontualidade e atendimento ao Publico.

Via terrestre

Pode-se chegar tanto a partir de Luanda, como das principais cidades do Centro e Sul de Angola.
de Luanda, a Viagem dura cerca de 6h, estendendo-se um pouco mais pelas paragens obrigatorias em Porto Amboim e Sumbe. Se tiver tempo passe por Cabo Ledo (Praia do Surfista) e ainda pela Egito Praia ja a chegada ao Lobito.


ONDE FICAR

Hotel Praia Morena - www.hotelpraiamorena.com
Pensao Weza - 272236025

ONDE COMER

Restaurante do Hotel Praia Morena
Restaurante Tudo na Brasa
Restaurante Contente
(nenhum necessita de resrevas - bem ate hoje)

para mais informaçoes contactem o Cena Benguela + 244 923379588

April 07, 2010

LENSWAVE by Helena Manuel

Colecção de roupas confeccionadas em tecido africano mas com design europeu, inspirando-se na dinâmica do dia-a-dia das sociedades do futuro em clima tropical. As peças são em tecido leve e fresco como o algodão, a malha, o linho e cetim em cores básicas e sóbrias. 17 de Abril Hotel Praia Morena 21h
Foto: Desfile ModaLuanda 2010 de nelson silvestre em http://olhares.aeiou.pt/moda_luanda_2010_foto3456578.html

ANGOLA by Tabita Zau


Tabita Zau dedica a sua colecção ao CAN2010. A criadora inspirou-se no patriotismo e nas suas peças tem sempre presentes as cores da bandeira de Angola e o design tipicamente africano, com bastante cor e brilho que tanto caracteriza o nosso povo.17 de Abril no Hotel Praia Morena 21 h


CONTINUIDADE by Elisabeth Santos

Com mais de 20 anos de carreira, Elisabeth Santos é talvez a mais conhecida criadora da moda angolana e a única com presença marcada em todas as edições do Moda Luanda desde a sua 1ªrealização. Este ano a criadora surpreende-nos com coordenados dedicados à mulher e homem angolano para o verão, adornados com fitas, rendas e folhos. As cores são leves e os tecidos predominantes, são o cetim, a organza e o tafetá. Dia 17 Hotel Praia Morena 21h
Foto: Desfile ModaLuanda 2010 de nelson silvestre em http://olhares.aeiou.pt/moda_luanda_2010_foto3456578.html

April 06, 2010

A JUVENTUDE by Indical Barbosa

Membro de uma familia de costureiros, Indical inspirou-se na juventude masculina angolana cada vez mais preocupada em complementar e aperfeiçoar o seu guarda-roupa. Esta colecção retrata a juventude masculina perante a beleza natural de África. Os tecidos são variados, com muitas gangas, cetim e sarja É com certeza uma colecção que tem tudo para ser hypada e dar conta dos guarda-fatos dos fashionistas! dia 17 no Hotel Praia Morena 21h

April 05, 2010

ME SENTE by Avelino Nascimento

Ouro do Futuro



A cultura hipnotizante da Índia em toda a sua essência, inspirou Avelino Nascimento a apresentar uma colecção de tecidos trabalhados, cores fortes e a extravagância revelada em apliques dourados. Para este criador o ouro simboliza o fogo e o preto a noite.
Em entrevista exclusiva a Revista Platina http://www.revistaplatina.com Avelino que nasceu aos 06 de Agosto de 1986 e é natural de Luanda afirmou sobre o "Moda Luanda", “Um evento que valoriza a nossa profissão e que existe para conceder oportunidades aos criadores angolanos, para que possam ser mais criativos em seus trabalhos, dando prêmios e a cada um a chance de mostrar o que sabe fazer no mundo da alta costura angolana. O Moda Luanda é o melhor evento de moda para os criadores de moda angolana
ME SENTE by Avelino Nascimento estará presente em Benguela na Mostra ModaLuanda 2010 dia 17 de Abril as 21h no Hotel Praia Morena.

April 01, 2010

ROBOTIC

2010 Acolheu a 13ª edição do já emblemático evento de moda nacional MODA LUANDA.
Tendo conquistado ao longo dos anos com a sua frequência, qualidade e seriedade o título de maior e mais prestigiado evento de moda angolana, o MODA LUANDA 2010 levou de novo à passerelle as colecções dos mais conceituados criadores de moda angolanos como Tekassala, Ginga Neto, Me Sente, Tabita Zau, Lucrécia Moreira e Elisabeth Santos, ao lado de promessas da nossa moda que vão despontando no panorama nacional, num conjunto de 5 desfiles do melhor da Moda de Angola.
Cerca de 30 manequins (feminino/masculino) e uma equipa de trabalho de mais de 60 pessoas, levam agora no dia 17 de Abril a Benguela uma Mostra do ModaLuanda 2010 no Lobby do Hotel Paria Morena num show restrito a 500 convidados dos quais somente cerca de 200 poderão assistir em Primeira Fila. O show poderá ainda ser assistido em Directo pelos Ecrãs distribuídos pela área “Backstage” e conta desde já com a participação de todos voçes.
As entradas para o Evento estão a venda na Receptação do Hotel Praia Morena em Benguela pelos preços mencionados no Layout do desfile que acompanha esta apresentação e através do nosso Departamento de Vendas.
Contactos : Cena Benguela +244 923379588 StepModels +244 923283818 Hotel Praia Morena + 244 923436130 Vendas +244 923583615

MONTRAS